• APP Investor & Media Relations
  • Faça download em:

O Nosso Compromisso

“Porque a nossa actividade começa na floresta, é aqui que se inicia o nosso compromisso com a sustentabilidade.” Pedro Queiroz Pereira, Presidente do Conselho de Administração

Gestão Responsável da Floresta

A The Navigator Company é a maior produtora florestal privada em Portugal, promovendo uma gestão eficiente e responsável de 120 mil hectares de floresta. Com uma política florestal e um Código de Boas Práticas Florestais próprios, a Companhia demonstra a sua preocupação para com a conservação dos espaços florestais, que constituem a origem do seu negócio.

A avaliação dos riscos e oportunidades e a mitigação dos impactes das operações florestais estão na base de um referencial técnico que visa respeitar e compatibilizar os interesses de ordem ambiental, social e económica como partes integrantes e fundamentais do modelo de gestão florestal.

Consulte a nossa Política de Sustentabilidade

Certificação Florestal

A implementação das melhores práticas de gestão florestal, pela The Navigator Company, foi reconhecida, em 2007, pelo  FSC® (Forest Stewardship Council®) e, em 2009, pelo PEFCTM (Programme for the Endorsement of Forest Certification schemes). Desta forma, fica garantido que as florestas da Companhia são geridas de forma responsável e de acordo com critérios rigorosos e internacionalmente reconhecidos

A certificação florestal valida o esforço e investimento que a The Navigator Company tem levado a cabo na implementação das melhores práticas de gestão dos espaços florestais que constituem a origem do seu negócio.

O compromisso com a certificação ultrapassa os limites da Companhia. Através da colaboração  com organizações de produtores florestais, de acções de sensibilização desenvolvidas com proprietários e da participação activa em iniciativas relacionadas com a certificação, a The Navigator Company tem sido um forte impulsionador da expansão do processo de certificação florestal em Portugal, contribuindo para construir uma frente comum na defesa dos interesses da fileira florestal nacional.

Código de licença de uso do FSC® : FSC C010852 
Código de licença de uso do PEFC : PEFC/13-23-001

Biodiversidade

A conservação da biodiversidade faz parte integrante do modelo de negócio daThe Navigator Company.

Procuramos que em todas as nossas iniciativas, especialmente naquelas em que sejam previsíveis impactes negativos sobre a Biodiversidade, sejam evitadas as perdas de valores naturais (no net loss) e, idealmente, contribuam para um ganho sobre esses mesmos valores naturais (net positive gain).

Saiba mais sobre Biodiversidade

Pensar no futuro

Com uma floresta de produção constituída por plantações, a The Navigator Company participa, desde 2007, na plataforma New Generation Plantations (NGP), coordenada pela WWF International (World Wide Fund for Nature).

O NGP é uma plataforma de partilha de conhecimento onde se promove o conceito de plantações florestais que, pela forma como são geridas, podem contribuir positivamente para manter a integridade dos ecossistemas e proteger os altos valores de conservação, garantir processos eficazes de participação de stakeholders e fomentar o crescimento económico e o emprego.

As nossas florestas são hoje um importante contributo para a redução dos gases com efeito de estufa na atmosfera, sendo que o carbono retido anualmente pelas florestas da The Navigator Company é muito superior àquele que é emitido no conjunto das suas instalações industriais.

NEW GENERATION PLANTATIONS

Protecção da Floresta

A prevenção e o apoio ao combate aos incêndios é uma prioridade para a The Navigator Company.

A estratégia que desenvolve em conjunto com outras entidades parceiras, no âmbito de vários projectos, aposta na redução da probabilidade de ocorrência do evento fogo, na minimização da exposição e na mitigação do risco.

Nos últimos anos, o investimento neste campo atingiu os 3 milhões de euros, dirigindo-se a acções de prevenção, formação, investigação e desenvolvimento.

Conheça o papel da Companhia na Protecção da Floresta

Investigação e Renovação

Na vertente florestal, a The Navigator Company aposta na investigação e desenvolvimento. Através do RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel, a Companhia participa em projectos que contribuem para o aumento da produtividade da floresta de eucaliptos, para a melhoria da qualidade da fibra produzida e da gestão florestal.

A política activa de renovação e de valorização da floresta nacional exige uma significativa produção de plantas florestais, assegurada pela Viveiros Aliança, S.A. A dimensão, tecnologia e eficiência têm motivado o interesse e a visita de diversas entidades nacionais e internacionais que veem nos viveiros um exemplo.

Saiba mais sobre os Viveiros da Companhia